31 outubro 2011

BELEZA DE DENTRO PARA FORA


Dizem os nutricionistas que você é o que você come e já deve ter ouvido falar que certos alimentos fazem bem para fortalecer as unhas ou os cabelos.  Isso é comprovado. Tudo o que você ingere durante o seu dia, reflete principalmente na sua pele e no seu cabelo, além de influenciar a sua qualidade de vida.
Tratamentos estéticos, cremes e sabonetes podem ter na sua alimentação uma grande aliada no seu rejuvenescimento e na manutenção do viço e beleza.

Os alimentos ricos em antioxidantes, por exemplo, ajudam a combater e prevenir o fotoenvelhecimento.
Estudos demonstram que consumir alimentos ricos em antioxidantes está associado a baixa incidência de doenças crônico-degenerativas, como alguns tipos de câncer (pulmão, mama, próstata), doenças cardiovasculares, dentre outras, devido à propriedade dos antioxidantes de extinguir e desativar os radicais livres. Alguns antioxidantes têm propriedades medicinais que vão além da neutralização dos radicais livres.
Frutas vermelhas, cacau, nozes, azeitonas, cenouras, laranjas, são alimentos ricos nesse compotente.
Já mulheres que têm tendência a oleosidade da pele também podem se beneficiar do poder dos alimentos. O consumo de vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros, ajudam no combate da oleosidade excessiva e das acnes.

Especialistas sempre recomendam uma alimentação saudável para uma pele bonita durante todo o ano. Um prato colorido é sempre interessante para a pele. Não há fórmula secreta, o ideal é o consumo diário de porções equilibradas de vegetais, grãos e óleos ricos em ômega 3 (presente em peixes e carnes brancas).
Mas é sempre bom evitar alimentos com teor de gordura elevado. O consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates em excesso favorece a obstrução das glândulas sebáceas, provocando acnes e as famosas espinhas, além de deixar seu couro cabeludo também mais oleoso.
Não podemos esquecer que embaixo dos fios das nossas madeixas, temos pele também que devem ser lembradas e cuidadas como qualquer outra área cutânea.

Os alimentos que contém alto teor glicêmico, como os açúcares refinados, produzem substâncias tóxicas, que danificam a fibra colágena e elástica, acelerando a flacidez cutânea. Troque ou reduza esses alimentos ao longo do seu dia por mel, açúcar mascavo, mas sempre em pequenas quantidades.

O ideal é investir em uma alimentação rica e equilibrada. O uso desses alimentos em forma de máscaras, não é tão eficaz, por que que as propriedades contidas neles, são altamente voláteis, ou sejam se perdem em contato com o ar facilmente.

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA DIETA:
Morango - Rico em alfahidroxiácidos hidrata a pele e, com isso, ajuda a promover uma profunda renovação da pele
Açaí - Mantém o colágeno, dando firmeza e tônus à pele
Framboesa - Rica em vitaminas C e A, que proporcionam um efeito calmante e anti-inflamatório à pele
Unhas e cabelos - Alimentos ricos em zinco (como as verduras verde-escuras), ômega 3 (salmão, sardinha), e biotina (aminoácidos).
Folhas verdes e grãos como nozes – possuem alto teor de antioxidante.
Alcachofra - ajuda na coagulação sanguínea, é rico em antioxidantes e baixa o colesterol ruim.
Rúcula - reduz os riscos de problemas congênitos, de fraturas e protege a saúde dos olhos.
Abacate - reduz os danos ao fígado, o risco de câncer de boca e abaixa os níveis de colesterol.
 Melão - reforça o sistema imunológico, protege a pele contra queimaduras solares e reduz inflamações.
Amora - ajuda na construção óssea, diminui o apetite e aumenta a queima de gordura.
Blueberries - regula os níveis de antioxidante no sangue e previne infecções no trato urinário. É ainda responsável por reverter a perda de função cerebral devido à idade.
 Abóbora Menina - ajuda na visão noturna, combate as rugas e promove a saúde cardíaca
Cenoura - rico em antioxidantes previne a catarata e protege contra alguns tipos de câncer, além de ajudar em um bronzeado uniforme.
Pimentão vermelho - protege contra queimaduras solares, promove a saúde cardíaca e reduz os riscos de cânceres de próstata, pulmão, ovário e cervical.
Romã - aumenta a proteção da pele contra o sol, reduz o colesterol e combate o câncer de próstata.