13 agosto 2012

Visagismo


Você conhece o visagismo?
Quem nunca foi ao salão pedindo um corte que viu numa revista e achou super lindo, mas saiu de lá se sentindo enganada e morrendo de vontade de matar o cabeleireiro pois o corte ficou horrível? Está certo que a menina da revista estava maravilhosa, mas você provavelmente não tem o mesmo tipo de cabelo nem as mesmas características físicas que ela, logo o corte de cabelo não fica do mesmo jeito. E o "visagismo" estuda justamente isso.

Segundo o artista plástico e especialista no assunto Philip Hallawell, "visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos". Ou, em curtas e grossas palavras: o visagismo estuda o tipo de cabelo e maquilagem que combinam com seus traços e sua personalidade.

Mas, para encontrar o corte de cabelo que vai deixar seu visual 100% e às vezes revelar uma beleza que nem você sabia que tinha, é preciso primeiro conhecer algumas dicas simples:

Formato do seu rosto:



Rosto Oval – O mais "versátil". Fica bem com vários tipos de cortes, desde os curtos até os longos. A franja também é uma opção para este formato de rosto.

Rosto Quadrado – Caso queira um corte mais curto, o chanel é uma boa aposta. Cortes mais longos também ficam bem. Aquela franja reta deve ser evitada, pois deixará seu rosto mais quadrado, mas, se ela for mais longa e em camadas, pode cair bem.

Rosto Redondo – Não abuse no volume dos fios. Deixe a parte de cima mais carregada e as laterais desfiadas. As franjas e o comprimento um pouco abaixo do ombro são ótimas opções e podem ser tanto assimétricos quanto retos. Rabo de cavalo pode não ficar bom para esse formato de rosto.

Rosto Triangular – Qualquer que seja o comprimento do corte escolhido, fios assimétricos e desconectados equilibram o formato da face e dão certo estilo. Principalmente se seu cabelo for cacheado ou crespo. As franjas podem ser curtas e retas ou longas e desfiadas.

Personalidade:

- Os cabelos com linhas retas horizontais transmitem estabilidade. Os cabelos com linhas retas verticais e uma franja reta com base na horizontal, pode transmitir uma insegurança, que a pessoa é convencional.

- Os cabelos com linhas inclinadas transmite dinamismo. Os cabelos repicados ou desfiados, que tendem a ficar para dentro representam introversão e dinamismo. Já os cabelos que são para fora, segundo o visagista Philipi Hallawell, mostra que a pessoa é dinâmica e extrovertida.

- Os cabelos com linhas curvas ou em camadas, estilo “Gisele Bündchen” transmitem amplitude, sensualidade, lirismo e romantismo.

Ou seja:

- Linhas verticais transmitem estrutura. Linhas horizontais mostram estabilidade.

- Franjas mostram uma mulher convencional

- Cabelos repicados ou desfiados dão a impressão de introversão. Uma mulher extrovertida deve procurar linhas voltadas para fora.

- Curvas nos cabelos demonstram romantismo e sensualidade.

Se você quiser mais dicas sobre visagismo entre em contato conosco!