20 setembro 2011

OSTEOPOROSE? EXERCITE-SE PARA EVITAR!!!



Todo mundo sabe, que as mulheres, no decorrer da vida, apresentam uma menor densidade mineral óssea (D.M.O). Isto quer dizer que a quantidade de matéria prima que constitui o osso vai ficando cada vez mais escasso, o que causa muitas vezes a temida osteoporose, que é a fragilização dos ossos. Embora muitas vezes as pessoas alimentem-se corretamente e façam utilização de suplementos para repor estes substratos de cálcio ainda assim, poderão apresentar a osteoporose.

Nesta realidade a atividade física se torna um aliado muito forte no combate da perda de massa óssea, pois a mesma quando bem aplicada, coordenada e controlada, faz com que o tecido ósseo apresente um aumento da sua D.M.O – o que evita a temida osteoporose.

Mas qual atividade física é mais indicada, para quem está perdendo massa óssea ou para aquela mulher que já se encontra em um quadro de osteoporose, ou ainda para as que desejam evita-las?

O que lhes posso garantir é que com certeza não é a hodriginástica, como muitos médicos pensam. Existem diversos estudos, na área da biomecânica, que correlacionam aumento da D.M.O, com atividades físicas e nota-se que para aumentar sua massa óssea, esta pessoa necessita de:

  • exercícios que envolvam aplicação de cargas (externas – impacto, ou internas – forças musculares), como musculação.
  • que esta sejam feitas com uma freqüência de moderada a alta, (ou seja, nada de praticar um dia por semana!).
  • que a intensidade seja suficiente para produzir uma melhora e aumento no tecido ósseo e por último, que estas cargas que sejam aplicadas exatamente onde a pessoa apresenta maior perda da D.M.O.

Então nada de achar que a hidroginástica é a melhor atividade física para quem precisa aumentar a Densidade Mineral Óssea (ou massa óssea). O ideal é um conjunto de atividades indicados por um consultor especializado que envolvam caminhadas/corridas, saltos e principalmente exercícios de força, como musculação.

Isso mesmo, quem apresenta indícios de osteoporose ou quer evita-la deve obrigatoriamente fazer musculação, seguido de caminhadas ou corridas, pois assim reverterá o processo, aumentando novamente sua D.M.O ou cessando a perda desta.
_________________________________________

Prof. Ms. Sandro Barone
Personal Trainer
Docente em curso de Graduação em Ed. Física – UNIBAN
Docente em cursos de Pós-Graduação pelo país.
contato: srbarone@usp.br
Proprietário da BY FITNESS
www.byfitnessbrasil.com.br
 (11)8412-1557