20 junho 2011

A IMPORTANCIA DO FILTRO SOLAR (ATÉ NO INVERNO!!!)




Queridas (os) amigas (os),
 
Preocupadas em passar informações relevantes e de suma importância para este verão, pensamos em elaborar este e-mail que fala sobre o uso de filtro solar, assim como ele age na pele e qual a sua melhor escolha de acordo com cada tipo de pele.
 
Existem dois tipos de produtos usados para proteção solar no mercado:
 
1. Filtro Solar
2. Bloqueador Solar
 
1 - O FILTRO SOLAR é um produto composto por um princípio ativo chamado OXIBENZENO, que permite a absorção de parte da luz ransmitida pelo Sol. O filtro solar, como o próprio nome diz, filtra as radiações solares (UVA - Causadora do bronzeado superficial e envelhecimento precoce devido a exposição prolongada ao sol /UVB - Mais nociva do que a anterior, é responsável pelo surgimento de eritema (queimadura de pele), envelhecimento precoce e câncer de pele, principalmente em peles claras).
 
O Sol, em determinados casos, é muito indicado, pois ele tem uma ação cicatrizante, bactericida e ajuda na produção de vitamina D. Porém, para obter essas reações, basta se expor cerca de 20 a 30 minutos pela manhã, quando o sol é mais leve.
O Sol do meio dia é o mais prejudicial, pois ele incide perpendicularmente na pele, ou seja, em ângulo de 90 graus causando o pior câncer de pele que existe, o BASOCELULAR. Quando o Sol está nesta posição, não existe filtro solar que absorva essa luz 100%, pois parte da radiação solar irá ser filtrada e parte não.
 
2 - O BLOQUEADOR SOLAR é um produto composto por DIÓXIDO DE TITÂNIO  ou ÓXIDO DE ZINCO que possuem o objetivo de refletir a luz, ou seja, quando nós copramos um bloqueador solar com FPS 40, por exemplo, estamos protegendo a nossa pele com um filtro solar e um bloqueador solar. O BLOQUEADOR é bem indicado para uso no rosto, pescoço e orelhas já que apresenta uma proteção solar maior.
 
Para uso diário recomenda-se o uso de filtro solar com no mínimo FPS 20 e para se expor ao sol na praia, um bloqueador para o rosto ou um filtro de pelo menos FPS 30 ou FPS 40.
 
Para uso corporal, existem diversas marcas boas no mercado de cosméticos, aqui vai algumas:
 
- Sundown
- Nívea
- Neutrogena
 
Já para o uso facial, os produtos precisam ser compatíveis ao tipo de pele de cada um, para que não haja problemas no uso posteriormente.
 
Para peles oleosas e acneicas - Prefiram o uso de filtros a base de gel ou gel creme, mas que tenham toque seco e não deixem a pele com aspecto brilhoso.
 
Para peles mistas - Prefiram os filtros com formulação em gel creme
 
Para peles secas - Prefiram os filtros com formulção em creme.
 
Para a maioria dos tipos de pele a formulação em gel creme se adapta bem, pois é o produto que se enquadra na necessidade da maioria das peles pela característica da pele brasileira ser em sua maioria peles mistas ou oleosas.
 
Obs.: Verifica-se maior efetividade do filtro solar e do bloqueador solar se forem aplicados entre 15 e 30 min. antes da exposição ao sol e se reaplicados de 3 em 3 horas.
 
Estarei sempre à disposição para retirada de dúvidas. Em nosso Espaço Essencial sempre teremos alguns produtos ofertados no mercado, mas que ficarão de fácil acesso para comprarem lá. Alguns são produtos vinculados aos tratamentos que fazemos, portanto, não conseguem achá-lo no mercado, mas existem outros que vocês conseguem achá-lo no mercado facilmente. Tudo depende do tipo de pele e do objetivo a ser alcançado.
 
Amigos, mesmo com esse friozinho, USEM FILTRO SOLAR!!! ;0)
 
 
 
Pâmela Soares Machado