17 setembro 2013

FIOS BRANCOS:O DILEMA


Fios brancos podem ser muito elegantes ou o terror para quem tem pavor deles.
A verdade é que, indesejáveis ou não, os fios brancos surgem para todo mundo e geram diversas dúvidas sobre a prevenção e causas.

Confira aqui o que é verdade ou não sobre os branquinhos:

1.Ter cabelo branco ainda jovem é 'de família':
Verdade. A idade não é a principal responsável pelo aparecimento dos fios brancos: a hereditariedade também é um forte fator. Esta é a maior explicação para muitos jovens apresentarem fios brancos. Mas, calma! Apesar de a chance de ter cabelos brancos cedo aumentar com a herança genética, não é regra 'herdar' os fios brancos dos pais ou avós.


2.Arrancar fios brancos os faz surgir em maior quantidade:
Mito. "Há pessoas que dizem que arrancar um fio branco equivale ao nascimento de sete", diverte-se a dermatologista com a crença popular. Brincadeiras à parte, não há nenhum estudo ou pesquisa que comprove esta informação. Ou seja, se o branco te incomodar, pode arrancar!


3.Estresse pode causar o surgimento de fios brancos:
Verdade. "Pesquisas indicam que, por conta da tecnologia e da vida corrida, as mulheres de hoje ficam com cabelo branco mais cedo do que as de antigamente", explica Linhares. Portanto, manter o equilíbrio emocional e uma vida saudável com a prática de exercícios também é um importante cuidado na prevenção dos fios brancos.


4.Os fios brancos amarelam:
Verdade. A dermatologista explica que o amarelamento é causado pela oxidação natural dos fios e para prevenir a receita é simples: "É preciso proteger-se do sol e do cloro, além de utilizar produtos específicos para os fios brancos como por exemplo, os shampoos com pigmento violeta que neutralizam o amarelado".


5.Existe tratamento para os cabelos brancos:
Parcialmente verdade. "Não é possível reverter os fios brancos, mas sim prevenir o aparecimento de novos fios com vitaminas e antioxidantes. A idade indicada para começar os tratamentos é a partir dos 35 anos, mas quem apresenta herança genética pode começar a utilizar os medicamentos a partir dos 25", explica a dermatologista Dra. Marcia Linhares.