28 junho 2012

Você costuma finalizar aquilo que inicia?


 

Dia desses eu estava fazendo umas anotações, quando as palavras começaram a ficar invisíveis no papel.
Para minha surpresa, a tinta da minha caneta estava acabando… Interessante, como um fato tão prosaico e banal pode esconder uma metáfora curiosa.
Para que a caneta chegasse ao fim de sua vida útil, muitos metros foram percorridos, deslizando sobre a superfície de vários papéis fazendo voltas e voltas, guiadas pela caligrafia, até ela chegar – com sucesso, ao fim da missão para a qual foi produzida.Como é bom concluir um ciclo! Fechar um cronograma! Alcançar uma meta! Ter um produto final em mãos!
Pena, que vivemos num mundo de projetos inacabados… De gente que não termina o que inicia!
Creio que a descontinuidade esconde um forte traço de fraqueza. Imagino que ninguém deseja grudar em si próprio o estigma de fraco, não é?!
Que tal, então, desenvolvermos dois elementos chave para finalizarmos aquilo que decidimos realizar?

  • FOCO: É preciso mirar naquilo que é a nossa prioridade. Desviar o pensamento, a energia, o capital e a motivação para outras atividades, nos fará desacelerar até parar – entorpecidos e tontos em meio a tantas coisas para fazer. Iremos correr de um lado para outro, deixando nossos principais projetos esquecidos e inacabados…
  • PERSEVERANÇA: Palavra antiga, usada por nossos avós e que indica a capacidade de manter-se firme, de persistir – mesmo quando as coisas não estiverem saindo exatamente como estávamos planejando. Perseverar vem da mesma raiz da palavra ‘severo’, que quer dizer rigoroso, duro. É exatamente assim que devemos agir quando o desânimo, a fadiga e gente pessimista insistem em querer desviar nossa atenção daquilo que é o nosso alvo. Quanto mais autocontrole tivermos, mais perseverantes seremos!
Está com uma profunda vontade de desistir de algo que você valoriza, deseja ou precisa muito? Julga-se incapaz de prosseguir? Lembre-se que o ser humano é capaz de realizar proezas e de conseguir feitos extraordinários! Portanto, foco e perseverança serão seus aliados na cruzada para terminar aquilo que foi iniciado. Que você faça parte do seleto grupo de profissionais que insistem, perseveram, seguem em frente e chegam ao fim – felizes, realizados e prontos para enfrentar as próximas jornadas!


(extraido do blog http://dropsdecarreira.com.br)

Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir.

Albert Einstein