31 outubro 2011

PROJETO VERÃO 2012 - PARTE 1


Queridos (as) leitores (as), com o calor chegando muitas pessoas começam a pensar no verão e em colocar as pernas, braços e barrigas de fora... As roupinhas diminuem, e aumenta a quantidade de corpos expostos. O problema é que ninguém gosta de fazer isso, sem estar de bem com seu próprio corpo!
Neste momento buscamos desde fórmulas milagrosas, até as academias, tentando de maneira desespera conseguir as formas tão sonhadas em pouquíssimo tempo.
O problema é que fórmulas milagrosas não existem e as atividades nas academias (ginástica, musculação, natação) são árduas e levam tempo para gerarem resultados.
Como qualquer atividade, os exercícios físicos precisam ser acompanhadas por um profissional formado Bacharel em Educação Física ou Bacharel em Esporte, inscrito em seu órgão de regulamentação (Conselho Regional de Educação Física – CREF).
O ideal é sempre ter a supervisão de um profissional formado, conhecido como personal trainer não apenas para que o resultado seja mais eficaz mas, também para sua integridade física. De que adianta executar um exercício de maneira errada e ainda ter que ficar parada depois, para recuperação?
Pensando nas academias, as atividades ditas aeróbias, são as melhores em curto prazo na diminuição da gordura corporal. Dentre estas atividades aeróbias a mais comum e prática de ser feita é a caminhada/corrida, (mas não é só sair por ai andando e correndo que você irá emagrecer!).
A musculação, além de fornecer fortalecimento dos ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações, ainda atua em longo prazo na diminuição desta gordura.
Agora, independente do exercício escolhido (se você irá caminhar, correr ou nadar), é necessário que você passe por um médico para uma avaliação física. O mesmo irá atestar que você não possui nenhuma limitação ou problema cardiovascular que possa trazer maiores problemas à sua saúde.
Para que a queima de gordura ocorra da melhor forma possível, estas atividades devem ser prescritas a partir da freqüência cardíaca de treinamento, baseada na sua freqüência cardíaca máxima. Esta pode ser obtida através do teste ergométrico de esforço, que deve ser solicitado pelo seu médico antes do início dos seus treinos.
A partir desse resultado é que serão prescritos os exercícios para emagrecer, para manter, para aumentar sua capacidade respiratória...
Bem, por hoje é isso, mas em nosso próximo encontro, abordarei os demais cuidados que você deve ter quando for praticar exercícios físicos, mesmo que seja de forma deseperada na busca do corpo perfeito!

Prof. Ms. Sandro Barone
Personal Trainer
Bacharel em Educação Física – USP
Docente em curso de Graduação em Ed. Física – UNIBAN/ANHANGUERA
contato: srbarone@usp.br