29 agosto 2011

RENDA-SE À ESSA MODA



A renda, que sempre foi um tecido clássico da moda, nos últimos meses tem tomado conta das vitrines e guarda roupas das mulheres.
Antigamente muito se via renda apenas em filmes antigos e medievais, já que o tecido tem origens nobres, como a realeza francesa há séculos atrás.
Hoje em dia, algumas pessoas associam renda a lingerie, por ser um tecido romântico e sensual. Mas esse conceito mudou. É possível transformar visuais simples em um visual mais fino e elegante. Sendo assim a renda, que na maioria das vezes era usava para lingeries, se tornou um dos tecidos que deixa a mulher mais sexy e romântica. Justamente por esse motivo a renda é o tecido preferido das noivas.
Muitas marcas, brasileiras e internacionais estão investindo com tudo na renda. A marca italiana Dolce & Gabbana, apresentou uma coleção recheada de renda, na Semana de Moda Milão Outono Inverno 2011.
Antes de comprar ou usar uma peça rendada, é bom atentar-se em algumas dicas básicas para não ter erro. Fique longe dos exageros, Sempre tendo bom senso, e mantendo o equilíbrio para não haver excesso de informação no visual.  Renda não combina com decotes e tecidos muitos justos, pois já é um tecido sensual e que chama muita atenção. Se abusar das combinações, parecerá vulgar.


Dicas  

Combinar renda com renda é arriscado, porém dá para usar numa boa. Use sobreposição de tons e texturas para que haja um contraste entre as peças e nenhuma delas fique apagada.
O tecido pode ser usado em peças completas ou apenas em detalhes, como acessórios, meias, cintos, e sapatos. Muitas pessoas não gostam ou não tem costume de usar peças inteiras rendadas. Uma opção é usar peças apenas com detalhes em renda, deixando o visual básico mais incrementado. Evite usar a mesma cor no visual todo.
Mantenha sempre o equilíbrio nas peças. A maioria das roupas rendadas já tem transparência, então, fuja das peças que mostrem muito o corpo. Prefira as peças forradas.
A renda é uma peça que marca bastante o corpo, portanto as mulheres que estão com alguns quilinhos á mais é melhor optar por peças soltas e de cores escuras, como casaquinhos preto, azul marinho, marrom e etc. Use com ankle boots, sandálias ou sapatilhas.

Acessórios: Os acessórios mais apropriados para usar com renda são de preferência os mais discretos. Pouco brilho, pouca pedra e nada em muito excesso, pois a renda já chama atenção por si só. Pérolas combinam bastante e deixa o visual clássico e mantém o romantismo. Taxas e correntes prateadas também caem bem para montar um visual mais “pesado” ou moderno. Laços e tiaras também são uma opção para as mais românticas.

Meia-calça rendada
A  meia calça comum além de não combinar, não tem como ser usada no verão. As meias rendadas permitem que a pele respire, assim possibilitando usar também nos dias quentes.
Use a meia com vestidos, saias, casacos longos, saias lápis ou tulipa e shorts jeans, blazer e alfaiataria.
Para pessoas que tem pernas grossas ou estão acima do peso devem optar por meias com os pontos mais fechado, fio 40 ou 80 que ajuda a disfarçar os quilinhos a mais.

Novidade: unhas rendadas

A tendência de renda está tão grande que até as unhas estão rendadas. Algumas marcas lançaram adesivos rendados para colar com facilidade, mas o canal GNT que lançou essa moda, ensina a fazer com o próprio tecido. Muitos sites e blogs ensinam como fazer essa arte nas unhas. É bonito, moderno e elegante. 

por Talita Maia
Editora Chefe
Revista Dica Moderna
www.dicamoderna.com.br