05 julho 2011

Cuidados com seus cabelos no inverno!


Não é só no verão que os cabelos merecem muitos cuidados.  No inverno, devemos nos manter atentos por que as baixas temperaturas mudam nossos hábitos e podem acabar interferindo na graça e beleza dos nossos fios.

No inverno acabamos tomando banhos mais quentes e a temperatura da água aumenta, retirando do couro cabeludo toda a oleosidade, inclusive a oleosidade natural, chamada de manto hidrolípitico, que não só protege o couro cabeludo como lubrifica os fios e sua total retirada pode causar aquele aspecto ressecado.

Em alguns casos, o organismo entende que essa ausência de oleosidade precisa ser sanada e acaba produzindo ainda mais, deixando seus cabelos oleosos. Ideal mesmo é lavar o cabelo sempre com água morninha.

O frio, também afeta os fios, não saia de casa com os cabelos molhados, pois com a baixa temperatura, a água se solidifica e facilita a quebra do fio.
Assim, o uso do secador acaba sendo ainda mais importante.
Não se preocupe, se você secar corretamente e proteger sua cabeleira com cremes termo ativo, o estrago não é grande.

Cuidado com o uso de bonés e gorros em excesso. É charmoso e quentinho, mas prejudica as madeixas, aumentando a oleosidade e possibilitando o aparecimento de fungos e bactérias no couro cabeludo. Já que se torna mais difícil a transpiração natural da cabeça e o suor fica na própria peça. Por isso, use com moderação e evite usar a mesma peça vários dias seguidos ou sem lavar.

Dicas para manter os cabelos bonitos e hidratados no inverno:
Se não conseguir lavar os cabelos com água morna no inverno, seja breve. Finalizar o enxague com água mais fria deixando os fios mais brilhantes.
Tente não usar a temperatura mais quente do secador, pois o uso do calor tem impacto no teor da umidade natural dos cabelos. Mantenha-os longe dos fios e use sempre o protetor que vem com ele de fábrica.
Hidrate os fios com frequência usando condicionador em todas as lavagens e cremes de tratamento uma vez por semana.
Não deixe também de visitar o Espaço Essencial para uma hidratação e também um retoque na cor, o que vai possibilitar a você um brilho maior e mais cuidado aos seus cabelos. Hidratações caseiras são boas, mas ao menos uma vez por mês, vá a um salão e procure a ajuda de um profissional. Até para aparar as pontas duplas que acabam aparecendo mais com o ressecamento natural nessa época.