14 junho 2011

A DRENAGEM LINFÁTICA E VOCÊ!



Ao longo de minha carreira, observei que há muitas dúvidas em relação a Drenagem Linfática Corporal. E por isso, resolvi hoje postar um texto onde pudéssemos criar um meio de comunicação sobre este assunto e onde pudéssemos retirar algumas das muitas dúvidas que já ouvi.

Para que possamos entender e começar a retirar essas dúvidas, lá vai algumas informações importantes de como funciona este sitema.

A Drenagem Linfática age junto com a circulação de retorno do nosso corpo (sangue venoso), ou seja, ela age recolhendo todas as impurezas, "sujeirinhas", resíduos celulares, entre outros que nosso organismo recolhe de todo nosso corpo.
A grosso modo, ela age como lixeirinho do nosso corpo. Sendo assim, a drenagem faz benfeitorias em vários aspectos do nosso corpo, desde o mais complexo como no funcionamento do intestino (órgão que separa e absorve as vitaminas, assim como descarta os resíduos não aproveitados), funcionamento renal e vascular (evitando o aparecimento de vasos, consequentemente, de varizes), e age na forma mais sutil como na pele.

É um ótimo coadjuvante em tratamentos para gordura localizada, celulite, pré e pós-operatório, antes, durante e depois de uma gestação, entre outros.

Algumas das observações que ouço com uma certa frequência:

A drenagem dói?
Algumas pessoas me procuram para fazer drenagem, dizendo que já fizeram em outros lugares drenagem e sentiram muita dor ou saíram com hematomas.
A drenagem NÃO deve doer. A drenagem é como se fosse uma massagem, a única diferença é que ela tem um direcionamento diferente de uma massagem normal, ela segue algumas "regras" para direcionamento da linfa, de acordo com o sistema circulatório. Mas, NÃO deve doer e NÃO deve causar hematomas.

A drenagem convencional é diferente da drenagem pós-operatória e da drenagem em gestante? 
Sim, a drenagem convencional é muito diferente da drenagem pós-operatória e da drenagem em gestante. Tudo dependerá de que tipo de cirurgia foi feita e que tipo de incisão foi feita. Tudo pode ser modificado em prol de um bom resultado mediante a situação estudada. Normalmente no pós cirúrgico não há deslizamentos, pois existem pontos internos e externos que podem ser danificados com o deslizamento.
E na gestante, existem áreas que não se pode massagear e posições a serem respeitadas de acordo com o incômodo causado pelo peso do ventre, conforme crescimento do bebê e avanço da gestação.

A drenagem pós-cirúrgica pode ser feita a partir de quando? 
Isso dependerá do médico que indicar a drenagem. Existem médicos que indicam a drenagem logo em seguida da cirurgia, como no dia seguinte. Mas existem médicos que preferem fazer a drenagem depois de uma semana ou até 15 dias, logo que retiram os pontos. Na minha opinião, a drenagem logo em seguida da cirurgia dá um melhor resultado e maior conforto à pessoa. Além de conseguirmos controlar a cicatrização de forma que conseguimos evidenciá-la onde queremos e diminuí-la onde é necessário (as famosas fibroses).

A drenagem demora quanto tempo para dar resultado? 
A drenagem pode demorar de um a três dias para dar um resultado em uma pessoa que não faz com freqüência. Como ela trabalha a desintoxicação do organismo, uma pessoa que não faz muito ou nunca fez, sentirá um resultado na primeira sessão, depois de uns dois ou três dias. Por isso, recomendo no início fazer duas vezes por semana, para depois mantermos com uma vez por semana ou a cada 10 dias. Claro, cada caso é estudado em particular.

O que pode ajudar no resultado da drenagem? 
Existem algumas coisas que podemos fazer para “ajudar” nosso organismo a reagir a um tratamento com drenagem linfática, como: Beber muita água, consumir comidas com uma concentração de sal menor e fazer exercício aeróbico, como uma caminhada, corrida, etc.. (este tipo de exercício promove a circulação de retorno, diferente do anaeróbico, como musculação)

Bom, acho que consegui falar um pouquinho das dúvidas que existem sobre isso, fico à disposição para retirar quaisquer dúvidas que houverem a mais.

Você pode entrar em contato conosco tanto pelo facebook, como por aqui. Poste suas dúvidas e responderemos assim que possível!